Notícias Recentes dos Ex-Residentes do Sacatar
Pedimos que os ex-residentes do Sacatar mandem pra gente um parágrafo pequeno com todas as informações e seus devidos links sobre suas recentes atividades artísticas para o email: info[a]sacatar.org. Clique nos links abaixo para informações adicionais.
- Felipe Goes (Artes Visuais / Brasil 2012) participará de uma residência artística
na Ottawa School of Art, no Canadá, em julho de 2024. - Cau Gomez (Artes Visuais / Brasil 2022) convida para a abertura de sua exposição “A Arte e o Humor Gráfico de Cau Gomez – 30 anos de Bahia”, um passeio por mais de 60 ilustrações, caricaturas e cartuns mundialmente premiados do artista mineiro radicado em Salvador. Visitação gratuita entre os dias 12.dezembro e 04.fevereiro, 2024 na CAIXA Cultural Salvador, Rua Carlos Gomes 57, Centro. Patrocínio CAIXA e Governo Federal.
- Mauricio Adinolfi (Artes Visuais / Brasil 2017) convida para o lançamento do seu livro-catalogo Cão em Liberdade na Galeria Bolsa de Arte no dia 7.Outubro.2023 das 11 às 16h.
- Felipe Goes (Artes Visuais / Brasil 2012) convida a todos para a sua exposição individual “Disco Celeste” no mezanino da Zipper Galeria na terça-feira, dia 5/setembro, às 19h.
- Laura Gorski (Artes Visuais / Brasil 2019) convida para um bate-papo que acontecerá dia 2 de setembro às 11h com ela e a curadora da exposição “Habitar os ciclos, desenhar os dias” (que segue até o dia 12/09) na Galeria Arte Formatto, Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1364 – Sobreloja, São Paulo / SP.
- Walmor Correa (Artes Visuais / Brasil 2007) convida para a sua exposição “Sobre pássaros, sinapses e ervas energéticas” no Instituto Tomie Ohtake em São Paulo de 23 de junho a 20 de agosto de 2023. De terça a domingo, das 11h às 20h. Entrada franca.
- Nelson Maca (Literatura & Performance / Brasil 2022) convida a todos para a estréia e gravação da sua performance/recital Thank You Exu que acontecerá no dia 15/04/23 no Pátio Flamboyant do Museu de Arte Moderna da Bahia às 16h. Na ocasião, faremos os registros de áudio e imagens, para posterior edição da vídeo-performance. Entrada franca.
- Mauricio Adinolfi (Artes Visuais / Brasil 2017) anuncia que nos dias 11 e 18 de março, a Bolsa de Arte abre suas duas exposições individuais em suas sedes de São Paulo e Porto Alegre.
Na individual paulistana CÃO em LIBERDADE (abertura dia 11.03), um conjunto de trabalhos recentes realizados após a pandemia testam os limites do figurativismo e trazem uma laboriosa experimentação do uso da tinta e da cor. Adinolfi resgata uma série de fragmentos de madeiras de suas instalações como suportes para pinturas em menor escala, porém pujantes, muito atentas a elementos prosaicos, a relações de observação com a história da arte e ao uso popular da cor.
Já a mostra gaúcha (abertura em 18.03), denominada Teorema, traz uma série de pinturas iniciadas em 2019 tendo como ponto de partida a pesquisa do artista sobre embarcações, iconografias marítimas e navais. Nesse conjunto, Adinolfi investiga o gesto construtivo e a aplicabilidade da cor, revisitando e ressignificando importantes movimentos da abstração geométrica.
A mostra paulistana conta também com texto crítico de Priscyla Gomes, pesquisadora e curadora do Instituto Tomie Ohtake. - Mauricio Adinolfi (Artes Visuais / Brasil 2017) estréia o curta metragem de vídeo dança Dissonância. Um projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc. Serão 6 dias de exibição on-line via Zoom com posterior roda de conversa. Ingressos gratuitos pela plataforma Sympla. De 2 a 7 de agosto às 20h.
- Val Souza (Performance / Brasil 2018) participa da da décima edição do Programa Arte Atual iniciativa do Instituto Tomie Ohtake, visa promover projetos experimentais ambiciosos e novos debates sobre arte contemporânea, tendo como principais colaboradores artistas emergentes com crescente participação no Brasil e no exterior.
Em sua décima edição comemorativa do Arte Atual, Por Muito Tempo Acreditei Ter Sonhado Que Era Livre, é dedicada a 24 artistas contemporâneas brasileiras emergentes e consagradas de diferentes gerações tendo como mote a história de uma obra da escultora Maria Martins, cujo título dá nome à mostra. Com curadoria de Priscyla Gomes e assistência de Ana Paula Lopes, a coletiva reúne paisagens, esculturas, performances e fotografias que refletem acerca do corpo feminino como território. Em cartaz a partir do dia 19 de maio. - Mauricio Adinolfi (Artes Visuais / Brasil 2017) participa do Diálogos no Museu: conversa com Maurício Adinolfi, Ana Paula Oliveira e Laura Vinci. A fim de destacar as últimas semanas da exposição “Caronte 7 Voltas”, em cartaz até 1° de maio de 2022 no Beco do Pinto | Museu da Cidade de São Paulo, o artista Maurício Adinolfi convida Ana Paula Oliveira e Laura Vinci para uma conversa que pretende debater o desenvolvimento e urbanismo da cidade, sua relação com o rio Tamanduateí e as modificações sociais ocorridas ao longo do tempo, temas relevantes para a mostra. A conversa ainda pretende dialogar a intervenção artística em cartaz com as instalações realizadas em 2012, também no Beco do Pinto: “Meu chapéu tá lá no alto do céu” e “No ar”, de autoria das artistas convidadas, respectivamente. Mediação de João de Pontes Junior, bibliotecário e coordenador técnico do Acervo de Fotografia do MCSP.
Dia 14 de maio, sábado, às 11h no Auditório do Solar da Marquesa de Santos (Rua Roberto Simonsen, 136 – Sé – São Paulo / SP). - Val Souza (Performance / Brasil 2018) participa da exposição coletiva “Contramemória Outros 22” no Theatro Municipal de São Paulo de 18/Abril a 05/Maio/2022. A curadoria da mostra é de Jaime Lauriano, Lilia Schwarcz e Pedro Monteiro. Val participa com a obra “Vênus Revisitando Abaporu” (série Vênus 2021).
- Felipe Goes (Artes Visuais / Brasil 2012) participa da exposição individual “Zirkadianer Rhythmus” na Galeria Kogan Amaro em Zurique, Suíça de 4 de março a 4 de junho, 2022.
- Felipe Goes (Artes Visuais / Brasil 2012) participa da exposição coletiva “Ephemeral Existence” na Galeria Teleportal de 12 a 29 de janeiro, 2022 das 12h às 18h na 526 W 26th Street, Suite 620, NYC 10001. Horário de funcionamento: quinta a sábado, das 12h às 18h.
- Luana Rocha (Selecionada no Edital FUNCEB de Literatura 2021) ministra a Oficina de Pesquisa em Cinema como parte da programação do Programa de Residência Artística no Museu de Arte Moderna da Bahia.
- Mauricio Adinolfi (Artes Visuais / Brasil 2017) participa da exposição coletiva “Expandindo Limites” com uma série de pinturas recentes que acontece na Casa do Jasmin Arte em São Paulo, SP. De 25 de setembro à 23 de outubro de 2021. Quarta à sexta, das 15h às 19h. Sábado, das 11 às 17h. Venha de máscara e obviamente vacinado!
- Cristiane Mohallem (Artes Visuais / 2019) convida para a abertura de sua exposição solo “Árvore Adentro” no sábado, dia 11 de setembro às 17h no Museu a Casa do Objeto Brasileiro. Período de exposição: 12 de setembro a 30 de outubro de 2021. Visitação: de terça a domingo, das 10h às 18h00 – Entrada Gratuita.
- Mauricio Adinolfi (Artes Visuais / Brasil 2017) participa da exposição coletiva “PORTOS – Processos Orientados via Território e Ocupações Santistas” com a instalação Perequê de 18 de junho a 20 de novembro de 2021 no SESC Santos / SP.
- Paulo Nazareth (Performance / Brasil 2014) tem as suas fotografias e registros dos trabalhos Notícias de America (2011-2012); Para Venda (2011); Para Cuando Ellos me Busquen en el Desierto (2012); Cadernos de Africa (2014); Dancing with Myself (2016-2017) e Debut! (2018) presentes no acervo da Coleção Pinault. E teve a performance Moinho de Vento / Moinho de Paulo Nazareth como parte do programa cultural inaugural do novo museu Bourse de Commerce em Paris, França.
- Alejandra Hernández Muñoz (Artes Visuais & Curadoria / Uruguai – Brasil 2021) foi entrevistada pelo canal 1 curadorx, 1 hora.
- Bia Gayotto (Artes Visuais / Brasil – EUA 2018) participa da exposição Abstraction/Not Abstraction: Recent Drawing and Painting in Los Angeles, uma mostra coletiva virtual com curadoria de David DiMichele na I-Beam Gallery, com as artistas Yvette Gellis, Virginia Katz, Constance Mallinson, Danny Shain e Marie Thibeault.
- Marcos Zacariades (Artes Visuais / Brasil 2007) convida para a exposição O Tempo Espelhado em exibição até 30 de abril na Galeria Arte & Memória, Vila de Igatu – Andaraí/BA. Vídeo disponível sobre a instalação.
- Fábio Duarte (Fotografia / Brasil 2016 & 2018) participa da mostra coletiva online Futurismo Ladino Amefricanas
- Tom Correia (Literatura & Fotografia / Brasil 2015) acaba de lançar o livro Unblack Lisbon · A invisibilidade do negro na fotografia portuguesa pela Incubadora de Publicações Gráficas da RV Galeria de Arte e Cultura. Em exibição de 5.dez.2020 a 16.jan.2021. O livro está à venda no site da galeria Rv Cultura Arte.
- Isa Trigo (Literatura / Brasil 2018) participou em novembro 2020, como fiscal indicada pelo CMPC – Conselho Municipal de Políticas Públicas de Salvador, do processo de avaliação e seleção dos Editais de Linguagens Artisticas e também de Patrimonio Material da Lei Aldir Blanc, sendo Conselheira Titular do CMPC. Tambem integrou a Comissão que fiscalizou os trabalhos decorrentes da seleção, em 2020.
- Okwei Odili (Música / Nigéria & Brasil 2013) acaba de lançar em todas as plataformas musicais a canção “A Lua” em parceria com a Banda Aweto.
- Val Souza (Performance / Brasil 2018) foi uma das duas ganhadoras da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS 2020.
- Cristiane Mohallem (Artes Visuais / Brasil 2019) divulga o seu mais recente projeto chamado “Pequizeiro – Árvore Cósmica” bordada em parceria com a Turma que Faz, projeto de arte-educação com sede na Vila de São Jorge, distrito de Alto Paraíso de Goiás, na Chapada dos Veadeiros (GO).
- Luciany Aparecida (Literatura / Brasil 2015) lança seu novo livro “Florim” pela editora Paralelo13S, publicado com a assinatura estética Ruth Ducaso, com a qual publicou também “Contos Ordinários de Melancolia” (2ª Edição, 2019).
- Philomena Bohnenberger (Artes Visuais / Brasil 2006) atualmente cursa doutorado em História na PUCRS e é Mestra em Artes Visuais: História, Teoria e Crítica da Arte pela UFRGS. E faz parte da Associação de Artistas Ateliê 1. Trabalha e investiga, atualmente, a pintura muralista latino-americana. Seu mais recente mural foi realizado no México.
- NOTA DE ESCLARECIMENTO: O Instituto Sacatar esclarece à comunidade que no ano de 2003 a artista visual paulista Inês Raphaelian, então participante do nosso programa de residência, criou, em cerâmica, objetos semelhantes a placas de circuito de sistema computacional, enterrando-os na área externa da sede do instituto para algum tempo depois, desenterrá-los em uma performance para a qual convidou os demais artistas residentes, a equipe do Sacatar e crianças que brincavam na praia para, divertirem-se com um dia de “arqueólogos”. Tudo isso como parte da performance, que integra o “Projeto B.C. Byte”. Portanto ratificamos que INEXISTIU qualquer achado arqueológico real naquela performance, nem em nenhum outro momento da atuação do Instituto Sacatar, que atende a legislação pátria e promove e estimula a cultura no país e nunca o espolia.
Essa publicação é em atendimento ao Processo IPHAN1502.001119/2016-87
Clique aqui para mais informações e imagens sobre o projeto da artista. E aqui para assistir a um vídeo da artista.